Minha Cidade Maravilhosa
- Contribuição dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José - RS -
(alunos da 3ª SÉRIE - Turma: 32 – profs: Vania Branchini Muraro e Maria do Carmo Rizzon)

Venha visitar Flores da Cunha / RS - Brasil
Flores da Cunha
Construção da Praça da Bandeira, em 1930
Histórico do município de Flores da Cunha

O Município de Flores da Cunha, localizado na borda do planalto Meridional no Rio Grande do Sul, tem sua função histórica ligada a imigração italiana, desde que, em 1877, um grupo de famílias que vieram de Mantua, Cremona, Pádua e outras regiões da Província de Vêneto e Piemonte, pela primeira vez aqui se estabeleceram. Fundaram-se dois povoados, o de São Pedro, hoje sede do município e o de São José. Aumentava assim a população, resolveram seus habitantes dar-lhe um nome que lembrasse a terra natal. Vários nomes surgiram Nova Tiroal, Nova Cremona, Nova Vicenza.....
Sisto Rosseto, homem que desfrutava de grande conceito entre os imigrantes devido a sua cultura e, sugeriu o nome de Nova Trento. E, no dia seguinte no mais alto pinheiro da praça,numa tabuleta de 4 metros de comprimento aparecia o nome NOVA TRENTO, escrito à carvão. Aos poucos surgiram as pequenas indústrias, principalmente o artesanato. A emancipação política ocorreu em 17 de maio de 1924, quando por Decreto Estadual, era Nova Trento elevada a categoria de Município.
A 21 de dezembro de 1935, foi substituída a denominação Nova Trento pela de Flores da Cunha, em homenagem a José Antonio Flores da Cunha, interventor do RS. Em Janeiro de 1939, a vila Flores da Cunha foi elevada a categoria de Cidade.

Texto elaborado pela turma e orientado pelas professoras Maria do Carmo Rizzon e Vania Branchini Muraro
Sisto Rosseto
 

Sisto Rosseto       Sagrado Sepulcro
Sisto Rosseto

Nasceu na Itália. Afiador e lavrador. Em 1862, com idade de 29 anos, ainda solteiro, resolveu fazer uma peregrinação até Jerusalém, na então Palestina, a fim de visitar os lugares santos trilhados por Nosso Senhor Jesus Cristo.Ele saiu a pé, sozinho, munido apenas de um aparelho sobre rodas para amolar navalhas, tesouras, facas, espadas e outros objetos de corte. Com isto, pretendia ganhar o suficiente para suprir sua subsistência. De Jerusalém como recordação, trouxe uma lasquinha do Sagrado Sepulcro.

Texto elaborado pela turma e orientado pelas professoras Maria do Carmo Rizzon e Vania Branchini Muraro
O Galo História do Galo

O antigo cinema estava repleto de gente no dia do espetáculo.
Conta-se que havia aparecido um mágico em Nova Trento, muito famoso em todo o estado do Rio Grande do Sul, que propôs-se a cortar a cabeça de um galo e depois usando um pó mágico grudaria novamente o corpo do galo. O mágico solicitou que subissem ao palco duas pessoas da platéia para ajudá-lo a segurar o galo. O prefeito da cidade e o delegado prontamente atenderam ao pedido. Após fazer diversos rituais e gestos, o mágico pediu para que se retirassem do palco por alguns instantes, com a justificativa de que ele iria buscar o tal pó. Logo em seguida o mágico voltaria para grudar a cabeça no corpo do galo. Ao invés disto, ele saiu pela porta dos fundos do teatro e levou todo o dinheiro arrecadado com a venda das entradas. Fugiu com um cavalo bem veloz, deixando todos os expectadores presentes a esperá-lo. Quanto ao dinheiro, não precisa nem falar...

Texto elaborado pela turma e orientado pelas professoras Maria do Carmo Rizzon e Vania Branchini Muraro
Igreja Matriz



A Igreja e a Torre

Você que visita Flores da Cunha pode conhecer a Igreja Matriz. Aqui em Flores da Cunha antigamente a Igreja era de madeira, em 1905 foi inaugurada sendo de material. Até hoje está bem construída.Dentro dela tem vários bancos de madeira e também tem quadros de um frei milagroso. Tem também vários quadros e cada um conta um pouco da vida, e a paixão e a morte de (Jesus)
A rua da Igreja é muito bonita e tem muitas flores. Ao lado dela foi erguida uma torre de 55 metros de altura 5 sinos, (Todos tem nome de mulher).
A torre foi construída com pedras de granito, na frente da Igreja tem uma praça da bandeira que é de uma quadra inteira, onde tem parquinho. A praça vista do alto tem o desenho de um cálice de vinho.

Então venha visitar a cidade de Flores da Cunha,
você vai gostar muito..

Texto de Ana Júlia Chinato, Camila Mascarello, Nathália Antoniazzi, Gustavo Biondo e Marina Chinato
Camping da Vindima

Camping da Vindima

O Camping é muito bonito e tem muitas diversões. Lá tem um açude com uma ponte, várias casinhas com churrasqueiras, e você pode acampar ali.Tem um campo de futebol e um de vôlei para se divertir. Lá você pode fazer festas, pois tem um salão. Tem um parquinho para as crianças brincarem.
Lá ainda tem bichos que são criados e vivem soltos como: Porco-espinho, macaco, pássaros, patos, gansos, muitos peixes e coelhos.
Tem bons e grandes estacionamentos, um Mini mercado e um bar. É perto do centro da cidade.
Você que tem a oportunidade de visitar Flores da Cunha vá visitar o Camping da Vindima. É um lugar que você não vai esquecer.

Texto de Gabriel, Larissa, Lucas e Henrique
Erimitério Frei Salvador

Eremitério

Frei Salvador ia diariamente rezar no Eremitério.
Cada ave-maria que ele rezava plantava também uma muda de flor ou de verdura. Quando o Frei Salvador morreu foi enterrado no cemitério municipal, mas como muitas pessoas iam visitar o túmulo e se diziam abençoadas por suas graças, colocaram seu corpo numa cripta na Igreja Matriz.
Quando a Igreja dele estiver pronta vão tirar o corpo e vão colocá-lo lá. As pessoas uma vez por ano vão em Romaria até o Eremitério, rezando por todo o caminho.
O Frei Salvador pode chegar a ser um Santo como os outros, pois faz muitos milagres que já foram comprovados.
O Eremitério fica em meio da natureza e é cercada de mato. Lá além de Orações, as pessoas encontram muita Paz. No Eremitério encontramos a imagens de Nossa Senhora de Fátima de quem Frei Salvador era devoto.
A Romaria acontece junto com a procissão de Corpus Christi onde os moradores da cidade enfeitam as ruas com longos tapetes feitos de serragem colorida.

Texto de Ana Elisa, Larissa, Matheus e Sara
Castelo do Castellan
O Castelo

O Castelo do Castellan ocupa uma quadra inteira. Na garagem do Castelo tem uma Ferrari, Jaguar, Golf. O Castelo tem três apartamentos,uma boate, uma adega, grandes salas com lareiras etc... No jardim o Castelo tem duas piscinas, um jardim com árvores que vieram da Itália e muitas flores. O Castellan era uma pessoa muito humilde e pobre, mas com o passar do tempo ele se tornou uma pessoa rica e dono de uma indústria de móveis. O telhado do Castelo é de cobre e para fazer os telhados foi preciso montar uma fábrica aqui na cidade. Uma pena é que não podemos visitar o Castelo por dentro, mas admirar esta beleza por fora já nos enche de alegria!



Texto de Bianca, Claudineia, Fernanda e Jonathan
A Gruta de Otávio Rocha
Seja Bem-Vindo e Bom Passeio!

Se você tiver a oportunidade de visitar Flores da Cunha, não deixe de conhecer a Gruta de Otávio Rocha. Lá tem uma linda cascata onde por traz dela sobe uma escada que dá para ir até a Santa (que conforme os moradores da colônia de Otávio Rocha realiza milagres).Você vai se apaixonar por este lugar.A entrada é linda e muito legal.Uma vez por ano lá tem almoço típico e jogos antigos. Lá também tem lugar para fazer churrasco e lugar de lazer. Se você tiver essa oportunidade de conhecer, não perca!

Você vai adorar e sentir a paz que todas as pessoas que passam por lá sentem.



Texto de Morgana, Vitória, Lucas, Pedro Henrique e Betina
Pousada das Pitangueiras
Oi! Você que visita Flores da Cunha pode conhecer também a Pousada das Pitangueiras.

Lá tem muitas coisas como:
Parquinho para as crianças brincarem, açude onde pode-se andar de pedalinhos, restaurante com comidas típicas italianas, tem venda de produtos coloniais, pousada para passar o final de semana, ou férias (São cabanas individuais). Para quem gosta de peixes há uma porção mas não para pescar! Os peixes são atração do lugar. Tem piscina, Castelo de alumínio, árvores nativas como: Macieiras, Laranjeiras e Pitangueiras, (por isso é chamado de Pousada das Pitangueiras). Tem também parreiral, coqueiros, casas antigas.

O lugar é lindo! Venha conhecer!



Texto de Caroli, Priscila, Marcele e Bruno
Via Crucis
Via Crucis

Você que visita Flores da Cunha pode visitar Otavio Rocha e também pode visitar a Via Crucis. Você vai subir 166 degraus. Lá existem pequenas casinhas que são capelinhas para rezar, e que significam cada estação da paixão e morte de Jesus.
Quando você termina de subir a escadaria encontram além de uma linda paisagem uma enorme cruz representando a crucificação.
Muitas pessoas visitam o lugar para pedir ou para agradecer graças recebidas.
É uma oportunidade que se tem de chegar mais perto do céu e deixar nosso coração de paz. Venha você também.



Texto de Marina, Gustavo, Ana Julia, Camila e Nathalia